terça-feira, 9 de março de 2010

CINARIZINA E FLUNARIZINA – DROGAS LEGAIS?

Desde há cerca de 30 anos estas drogas são bizonhas panacéias antilabirinto. Na verdade são prescritas para todo infeliz em nossa sociedade que ouse se queixar de “tontura”. Elas são oferecidas nas farmácias nacionais com 10-20 nomes comerciais diferentes, sendo “stugeron” (cinarizina) e “vertix” (flunarizina) os mais conhecidos. Ambas possuem habilidade ímpar para bloquear um neuro-transmissor muito importante chamado dopamina, essencial na modulação do humor e da motricidade também. Criminosamente suas “burlas” não dão à devida atenção; bem ao contrário, ao enfatizarem seus formidáveis efeitos cerebrais induzem a automedicação (melhor seria dizer auto-intoxicação). E colegas médicos, ludibriados na sua boa fé, seguem prescrevendo quantidades generosas destas substâncias. Em conseqüência do progressivo bloqueio dopaminérgico, dois sintomas graves se manifestam: melancolia e/ou parkinsonismo. Assim, é uma desagradável rotina encontrarmos vítimas de intoxicação crônica por estas drogas, ostentando os diagnósticos de Depressão ou de doença de Parkinson, não raro coexistindo na mesma pessoa. A tragicomédia é incrementada de modo dantesco quando médicos especialistas, ao invés de identificá-las como etiologia e suprimi-las, recomendam medicamentos antidepressivos e antiparkinsonianos para o tratamento de seus vulgares efeitos colaterais.

Por favor, tenha em conta que tontura é um dos sintomas mais comuns em qualquer consultório médico (e igualmente em salão de cabeleireiros) e como pode expressar distintos problemas de saúde, sua causa deveria ser objeto da mais judiciosa avaliação clínica em todos os seus sofredores. Entretanto, como cinarizina/flunarizina foram guindadas a posição de panacéia para o seu tratamento, é possível imaginar a quantidade enorme de pessoas iatrogenizadas pelo uso destas substâncias entre nós. Como indivíduos idosos são os mais vulneráveis aos seus efeitos tóxicos, recomendo-lhes fortemente investigar o uso destes medicamentos em todos seus conhecidos, amigos ou familiares que estão em tratamento por suposta doença de Parkinson ou Depressão. Tenho firme convicção que irão encontrar um fantástico número de flagelados pelo uso delas. Por esta razão, embora legais, urge um controle das mesmas, restringindo sua compra e inibindo a auto-intoxicação. Além disso, todos os produtos comerciais contendo estas substâncias deveriam ter claramente expresso em suas bulas: ATENÇÃO, O USO DESTA SUBSTÂNCIA PODE CAUSAR SINTOMAS DE DEPRESSÃO E DE PARKINSONISMO.

www.neurologia.ufsc.br
pcb@neurologia.ufsc.br

97 comentários:

  1. Estou surpreendido com a avaliação feita a este medicamento pelo automotor do blog, vivo em Portugal e recentemente consultei um neurologista que me receitou Flunarizina para tratar insónia. Não sei se vai resultar porque ainda estou no príncipio do tratamento. Agora que li esta opinião sobre o medicamento, fico na dúvida se devo continuar o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomo a flunarizina quando tenho o primeiro sintoma de labirintite e me sinto ótima,apesar de engordar um pouquinho,mas devido a isso tomo só quando tenho crises e me sinto feliz por ter encontrado o medicamento certo.Não tenho nem um outro sintoma.

      Excluir
  2. Olá
    Mas esses sintomas desaparecem com a suspensão do medicamento?

    ResponderExcluir
  3. gostaria de relatar meu caso. estou tomando cinarizina e realmente estou sentindo uma depressão enorme e muita melancolia , coisa que nunca senti em minha vida.22/10/2010

    ResponderExcluir
  4. Não tenho mais duvida nenhuma.
    Não vou tomar mais.

    ResponderExcluir
  5. então qual a alternativa para tonturas, zumbidos, crises de labirintite ?? alguém pode dizer ?? há algum medicamento alternativo natural ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cha de 3colheres de café de alicrim e 3 cravos da india e 3 colheres de café de erva-doce em 1 xicara de agua tome a noite mais cuidado o alicrim e calmante nao abuse dele ....

      Excluir
    2. baseado em site americano confiável sugiro: diazepam + prednisona + bromoprida

      Excluir
    3. Nao faca isso por fabir o anonimo nao tem bocao doq esta falando

      Excluir
    4. Vc é louco seu nóia , diazepam é droga forte , sedativo potente e pode causar alucinações , ainda tu indica ele com associações , quer ajudar ou matar alguem aqui...

      Excluir
  6. minha mae tomou cinarizina, e hoje está com mal de parkinson...ja estou vendo a possibilidade de demandar o médico q receitou
    isto para ela.... ja q é uma senhora de 87 anos...

    ResponderExcluir
  7. tomo flunarizina há 4anos,no começo tive mal de parkison mas passou,tomo pra enxaqueca e me sinto muito bem,a flunarizina junto com outros medicamentos aliviaram minhas dores e me sinto feliz por isso.

    ResponderExcluir
  8. Estava tomando cinarizina para enxaqueca estava achando ótimo não tinha mais dor de cabeça, mas ontem lendo a bula vi que éla pode causar depressão, e como estou me sentindo muito triste e melancólico, estou parando de tomar a medicação, só quero ver se vou ter melhoras.....

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber,meu medico receirou para mim flunarizina.atenolol,naproxeno e nortriptilina,todos juntos manipulados em um capsula.sera que pode me fazer mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus esse médicos gostam de nos tratar como "cobáias" mesmo...

      Flunarizina é bom alivia enxaqueca e é o que menos dá efeito colateral

      Atenolol é remédio pra quem tem pressão alta , pra controlar a pressão

      Naproxeno é anti-inflamatório se vc tiver gastrite não tome pq ele zoa o estomago legal

      Nortriptilina é anti depressivo um pouco forte , já está errado pq a flunarizina não pode ser associado com anti depressivo pois potencializa seu efeito , procure outro médico

      Excluir
  10. rebeca 12/04/2011
    comecei a tomar esse remedio pra prevenção da enxaqueca, tenho 28 anos e confesso que se foi coincidencia ou nao, estava meio depressiva e com muita ansiedade. parei de tomar o remedio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca vi tomar remédio pra prevenção da dor de cabeça

      Excluir
    2. De certo porque tu nunca sofreu com isso e não deve ser medico.

      Excluir
  11. L.Pithan- oftalmologista27 de abril de 2011 17:23

    O pior ainda, é que tenho visto com relativa frequência, o mesmo médico receitando antiparkinsoniano e antidrepessivo para paciente que êle ja está "tratando" com vertix.
    Pode?> Não concordo quando o autor diz que os colegas são ludibriados em sua boa fé.E indeculpavel que não saibam os efeitos colaterais da droga que prescrevem. Imperícia e negligência.

    ResponderExcluir
  12. tomo cinarizina a mais de seis anos ,se não tomo tenho crise de labirintite ,outros remedios nã´funcionam ,me sinto otima .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pegue casca seca de laranja poe em agua na garrafa e tome sepre vais ficar livre da labirintete

      Excluir
    2. Minha ex-sogra tinha crises de labirintites tão fortes que ia à emergência do hospital. Ela melhorou ao utilizar um remédio caseiro: indicaram que ela pegasse limão "muito maduro" e torrasse no forno. (vi uma vez: o limão ficava torrado mesmo) depois disso ela triturava e fazia um pó. Ela tomava o pó duas ou três vezes ao dia misturado em um pouco de água.

      Excluir
  13. minha mae está tomando cinarizina,desde o mes de janeiro.o médico receitou dizendo a ela para não dar avc.desde, que toma este medicamento está caminhando curvada para a frente,dorme muito.até enquanto esta se alimentando.Ela deve parar com esta medicação...

    ResponderExcluir
  14. Minha mae tbm tomou cinarizina e está com PARKINSONISMO e esteve com depressao, levei ela em um neurologista que ficou indignado qdo
    soube q ela estava tomando cinarizina...hoje ela toma levodopa pra conseguir andar....

    ResponderExcluir
  15. minha filha teve paralisia facial e o m edico passou cinarizina ela teve muito sono e tremedeira e ficou dp
    ela tem 17 anos sera q vai teralguma poblema futuro

    ResponderExcluir
  16. Acho que o efeito varia de cada organismo consegui controlar minhas crises,e enfim todo medicamento tera alguma reaçao.E oque atualmente tem me ajudado,hà mais de 5 anos tomo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. finalmente uma pessoa de bom senso!!! é isso mesmo. em vez de ficar especulando, o ideal é procurar tratamentos alternativos e não ficar receitando outros medicamentos como o outro aí pra cima.

      Excluir
  17. Aos indivíduos acima que tratam seus problemas de tontura e vertigem unicamente com medicação, sugiro conversar com seus clínicos sobre a terapêutica mais eficaz atualmente e obrigatoriamente indicada para estes casos conforme as melhores diretrizes mundiais sobre o assunto.
    O tratamento ideal para disfunções vestbulares (que causam os sintomas de vertigem e tontura) aceita vários nomes, dependendo da região. Comumente designada "reabilitação vestibular", é na verdade um tipo de intervenção feito por fisioterapeutas especializados. São exercícios específicos para o problema com alto índice de eficácia, dependendo da causa. O tempo de tratamento varia bastante, podendo ocorrer com apenas uma sessão, ou levar meses, dependendo da doença/disfunção que origina o sintoma.
    Então, aos que não querem sofrer com efeitos colaterais de medicação, querem resolver seus problemas de tontura ou vertigem de forma efetiva, o ideal é que busquem alternativas junto aos seus clínicos e se tratem adequadamente em bons serviços de fisioterapia.
    Boa sorte e desejo de melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Neurologista por favor

      Excluir
    2. finalmente uma pessoa de bom senso!!! é isso mesmo. em vez de ficar especulando, o ideal é procurar tratamentos alternativos e não ficar receitando outros medicamentos como o outro aí pra cima.

      Excluir
  18. OBRIGADA
    QUASE IA TOMAR ISSO
    ABRIGADA

    ResponderExcluir
  19. Alguém que está tentando orientar e alertar o público sobre o uso de um medicamento, deve pelo menos ser respeitado e não insultado com palavras ofensivas e impublicáveis, como fez infelizmento o ANÔNIMO DE 19 DE SETEMBRO DE 2011 ÀS 23:41.

    ResponderExcluir
  20. Sofria de labirintite há dez anos e está melhorando com um aparelho dentário para compensar a pressão da mordida na mandíbula pois tinha bruxismo e pressionava muito a mordida. Com o aparelho melhorou 90% pois ainda estou em tratamento. São poucos os dentistas especializados em ATM mas vale a pena procurar pois é um tratamento sem medicação.O médico é Dr. Barros São Paulo.

    ResponderExcluir
  21. Tomo flunarizina há 6 meses. Foi o único remédio que conseguiu controlar minhas dores de cabeça. Contudo, os efeitos colaterais são meios chatinhos: engorda, E MUITO! diga-se de passagem e sonolência. A sedação vai ficando mais fraca com o tempo. Sobre Parkinsonismo e depressão, na bula vem indicando que pessoas que tem tendência a sofrer desse mal não deve administrar esse tipo de medicamento. Os efeitos colaterais somem se você suspender o uso do remédio.

    ResponderExcluir
  22. pesqusei sobre esse medicamento pra saber sua forma pois uma amiga minha estava tomando para estomago e entrou em estado de depresão chegando ate tentar o suicidio tomando 36 coprimidos numa unica vez.

    ResponderExcluir
  23. Tenho 40 anos e faz quase um ano que tomo metade de uma cinazirina por dia, não sinto depressão e nem tremedeiras,mas confesso que engordei e muito com o medicamento para aliviar minhas tonturas.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo alerta! Continue trabalhando (e estudando) pelo bem de todos!

    ResponderExcluir
  25. tomo cinarizina para a enxaqueca mas após saber sobre os efeitos colaterais estou confusa e a enxaqueca??? como fazer são horríveis???

    ResponderExcluir
  26. Estou tomando cinarizina para tontura faz só 3 dias, até que melhorou mas o enjoo esta muito forte. Não dá pra tomar mais, o que é realmente bom pra labirintite?

    ResponderExcluir
  27. A informação é ótima e verdadeira! Flunarizina prá quem tem Doença de Parkinson é um veneno! NÃO TOMEM MESMO! E tem uns médicos idiotas e irresponsáveis que ainda insistem em acabar com a saúde dos pacientes. Fala sério! Ninguém merece!

    ResponderExcluir
  28. FIQUEM ESPERTOS COM ESSES MÉDICOS IRRESPONSÁVEIS QUE BRINCAM COM A SAÚDE DOS PACIENTES!
    FLUNARIZINA É UM PÉSSIMO MEDICAMENTO! NÃO TOMEM NUNCA PRÁ TONTURA! FICARÃO CADA DIA PIOR E COM DEPRESSÃO. QUEM MERECE ISSO? ME POUPE!

    ResponderExcluir
  29. estou tomando flunarizina a 15 dias, pois tive a primeira crise de labirintie, confesso que não está adiantando praticamente nada, continuo com as tonturas e um zumbido no ouvido, conversei com uma médica amiga e ela sugeriu que eu troque para CINARIZINA, vou experimentar por uns dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maioria do remedios de laboratorio sao drogas algumas pessoas necessitam ou entao tomar chas naturais nao temos medico especialitas em medicina natural

      Excluir
  30. TENHO UM FILHO DE 7 ANOS E A NEURO DISSE QUE ELE TEM ENXAQUECA, POR ISSO RECEITOU ESSE REMEDIO , MAIS CONFESSSO QUE TENHO RECEIO DE DAR A ELE, DEVIDO AO MAL DE PARKINSON E DEMAIS POBLEMAS QUE POSSA APARECER , SERA QUE NAO TEM OUTRO REMEDIO QUE SOLUCIONE A DOR DE CABEÇA DELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para crianças acho que deve ser pior, pois diminuição de dopamina pode causar sintomas de transtorno de déficit de atenção (TDAH) e problemas motores, não vale a pena. Isso não varia de organismo para organismo, não, todo mundo precisa de dopamina e esses medicamentos bloqueiam esse neurotransmissor. Procure outro médico, pesquise a causa dessa dor de cabeça, pode ter a ver até com a arcada dentária, muitas vezes um aparelho ortodôntico pode resolver. Faça exames, procure outros médicos. Vale a pena investigar mais antes de apelar para outras drogas.

      Excluir
    2. dor de cabeça costuma ter inumeras causas... ez: visao, postura da coluna,ouvido,estresse, alimentaçao etc

      Excluir
    3. voce vai trocar uma droga por outra

      Excluir
  31. tomo cinarizina ou flunarizina há mas de 15 anos me sinto muito bem
    antes de tomar eu tinha uma inchaqueca que eu ficava de cama
    agora estou otima com esse medicamento
    e tanbem eu tinha labiritite agora estou curada graças a DEUS primeira e depois esse medicamento ele é otimo
    mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei dez meses com zumbido muito alto
      pensei no comeco que ia morrer tomo remedio pra domir se nao o barulho nao deixa fiquei 52 dias sem dormir emagreci 20 kilos. tres semanas tomando cinarizina estou otima e o zumbido esta abaixando rapidamente.

      Excluir
  32. comecei a tomar cinarizina há um mês...e tenho percebido que após o medicamento qualquer coisa me irrita e fico descontrolada, nunca fui assim, e estou num estado melancólico e fico me perguntando pq estou assim...depois que li esse blog...com certeza associei td q estou sentindo a esse medicamento, comecei a tomar por causa de tontura, porém tem afetado demais minha concentração...Obrigada ao DOUTOR!

    ResponderExcluir
  33. ENTREM AI http://irc.lc/178.32.246.190/trutas

    ResponderExcluir
  34. http://irc.lc/178.32.246.190/trutas SOMOS ANONYMOUS NAO PERDOAMOS

    ResponderExcluir
  35. Olá
    Minha filha de 23 anos faz uso do Vertix há 3 meses e a partir daí ganhou 4 kg e teve aumento de colesterol e triglicerídeos. Ela sempre esteve com o peso adequado a altura e nunca teve problemas semelhantes antes da medicação. Temos uma alimentação saudável e não somos adeptos a comer gorduras, fast-foods, etc. Também não temos histórico na família sobre essa disfunção.
    O sr. sabe se existe algum caso relatado sobre aumento de colesterol e triglicerídeo com o uso deste medicamento (junto com o aumento de peso)?
    Obrigada
    Isabel Lima

    ResponderExcluir
  36. fazem 20 dias que mim deu crise de labirintite, e o médico me passou cinarizina,porem em consulta com o otorrino mandou parar e tomar labirin de 25 mas diante de tanto depoimento eu não sei o que fazer pois todas as duas drogas me dão muito enjoõ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, estou tomando Betina que é o mesmo composto do Labirin, estou melhorando da labirintite e não tenho nenhum efeito colateral. Meu sogro tomou o Labrin e tbm melhorou e nunca mais teve crises. Sem falar que a bula é bem menos assustadora do que essas da cinarizina e da flunarizina.

      Excluir
  37. Amigos,eu estava sentindo muita tontura, consultei um Otorrinolaringologista, e êle me receitou Tebonin 80 mg de 12/12 h. Não tome Remédio por conta própria, E muito perigoso pra saúde. Consulte Seu médico. LUIZ.

    ResponderExcluir
  38. Gente não vai na onda de qualquer médico não! Fui em uma consulta c uma médica filha da puta c uns sintomas de náuseas e tonturas já c a tomografia nas mãos pq eu fiz pensando q era algo pior... Ai ela me receitou a cinarizina pq diagnosticou labirintite eu tomei só 5 comprimidos graças a Deus! Senti sintomas c tonturas mais intensas, melancolia só queria ficar deitada e o pior uma ansiedade leve, como moro sozinha em outro estado e longe da família imaginem? Só uma caminhada e evitar de ler deitada e assistir tv tbm, já me senti bem melhor! A sorte que o outro médico q fui me sinalizou cinarizina causar esses sinais... Mas aquela filha da puta vai pagar na justiça antes de n fazer um diagnóstico incompleto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra que tanta violência, pra que xingamentos, sua doença e solidão vem desse seu comportamento rancoroso. Nenhum remedio nem ninguém poderá te melhorar, a não ser Deus e vc mesma. Seja feliz, aprenda a perdoar. boa sorte

      Excluir
  39. anônima 13 de maio de 2012
    Eu a 20 dias comeceia tomar cinarizina devido a alguns desmaios e tonturas , mas eu me sinto pior , desmaio ainda e estou esquecida, sem animo, sem vontade de levalntar do lugar , será que seria a reação dessa medicação???? me ajudem .......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, pode ser, sim. Suspenda a medicação, consulte outro médico e não admita que te receite nada sem exames específicos para fechar um diagnóstico. Dopamina baixa pode causar falta de atenção, esquecimentos, desânimo e essa letargia que você descreveu. Suspenda a medicação e procure outro neuro com urgência para descobrir exatamente o que você tem e pesar os prós e contras da medicação que te receitar.

      Excluir
  40. Quando eu tomei Vertix eu tive depressão. Ai para melhorar eu tomei Dietilamida ácido lisérgico e melhorei muito. Passei a ver tudo mais bonito, aliás passei a ver muitas outras coisas que eu nem sabia que existia !!!
    Não consigo mais viver sem dietilamida ácido lisérgico agora !!!

    ResponderExcluir
  41. Tinha dores de cabeça interminaveis, tontura e sonolencia e, o neuro me receitou Nortriptilina+flunarizina+atenolol, alegando que eu tinha Migranea Transformada (MT), irei fazer a Tomografia proximo dia 28.06.2012. Com a medicação me sinto sonolento, preguiçoso e de olho na balança...

    ResponderExcluir
  42. as uns 15 anos atraz eu comecei sentir umas tonteiras tipos como se eu estivesse surfando mais sem ver o mar,não liguei nem procurei o medico,e hoje eu sinto zumbido no ouvido tonteiras tipos come se me desse um branco no juizo,e dores na cabeça, no centro da cabeça,ja fui o medico hoje,fiz tanto exame falei que tinha suspeita de labirintite,mas ele não passou nenhum medicamento para tal coisa,e hoje eu 47,preciso de ajuda para curar esse e busco aqui neste site,ja que alguns medico aqui,não descobre que eu tenho labirintite,mesmo eu falando e sentido seus sintomas.

    ResponderExcluir
  43. estou tomando flunarizina ha 3 meses as minhas dores de cabeça pararam no primeiro dia ja tentei deixar os comprimidos mas no segundo dia voltou tudo de novo faço cefaleia do coito e uma dor de cabeça que não me deixa mexer, qualqer movimento entro em esforço, engordei 5 quilos em tres semanas,caminho cinco km por dia e feixo a boca a tudo o que me agrada.

    ResponderExcluir
  44. Apos sofrer um acidente,passei a ter disturbios do equilibrio,quase caia de tontura.Então passei a tomar cinarizina 25mg,já faz 2 anos e me sinto mto bem,não tenho+ depressão,durmo bem.Não sei como viver feliz sem cinarizina.O Medico me alertou q posso desenvolver mal de parkison.

    ResponderExcluir
  45. Com 48anos sofri um acidente,devido a forte batida na cabeça,passei a ter desvio do equilibrio,quase caia de tontura.Passei a tomar cinarizina 25mg, há 2 anos,melhorei mto.Minha depressão passou,durmo bem.P/ não engordar,como bastante frutas e verduras.Não sei como viver feliz sem cinarizina.O medico me alertou q posso desenvolver parkison.

    ResponderExcluir
  46. Prezados,
    Boa noite?
    Depois de da leitura do post e dos comentários, ainda persiste a dúvida inicial. Qual a diferença entre Vertix e Labirin, no que se refere aos efeitos colaterais. Ambos são receitados para labirintopatia. O meu médico receita Labirin. O de minha mãe Vertix.
    Obrigada.
    Ana Mota

    ResponderExcluir
  47. Gostaria apenas de saber se há outros vasodilatadores periféricos no mercado pois preciso deles.

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde, tomo 15 gotas de vertix por dia há 2 anos para prevenção de enxaqueca. Nunca mais senti dores de cabeça e enxaqueca. Porém sinto que estou engordando muitooo. Pode ter alguma relação? Agradeço pelo retorno!

    ResponderExcluir
  49. rita de cassia faria7 de novembro de 2012 16:55

    o medico me indicou cinarizina mais tenho medo de engordar e ter depressao o que devo fazer .alguem pode me dizer se realmente engorda ou da depressao .

    ResponderExcluir
  50. Muito interessante, existe algo natural que combate as crises de labirintopatia sem efeito maléficos como estas substâncias?

    ResponderExcluir
  51. Muito interessante, existe algo natural que combate as crises de labirintopatia sem efeito maléficos como estas substâncias?

    ResponderExcluir
  52. estou com tontura e enjou tomo stogeron 120 mg por dia,mas continuo com tonturas, por que?

    ResponderExcluir
  53. ola!
    Hoje fui a uma avaliadora organica atravexs da iris e ela me receitou uma medicação de rutina, quercetina e cinarizina td há 25 mg, pois tenho dor de cabeça, problemas vasculares e estomago.
    o que vcs acham sobre este medicamento
    grata

    ResponderExcluir
  54. Sofro de enxaqueca e alguns anos atrás uma médica me receitou flunarizina, realmente não tive problemas com enxaqueca. O problema veio depois, comecei a engordar bastante e muito rápido(total 15 kg), além disso tive depressão que me rendeu um bom tempo de tratamento com antidepressivos. Para mim esse medicamento foi um pesadelo.

    ResponderExcluir
  55. tomo esse medicamento a 3 anos tenho 28 anos se eu ficar sem fico tonta ; com durmencia;dor de cabeça vomito quando tomo me sinto bem o que devo fazer para parar tomo ele com rivodril

    ResponderExcluir
  56. tomei cinarizapor quatro anos e omédico que receitou disse que eu teria que tomar pelo resto da vida tinha dores no pé e tornozelos ,me receitou para circulação periférica. pedi receita para um clinico bem idoso,ele ficou bravo como se eu fosse a culpada por estar tomando a cinarizina,mas receitou,tive depressão profunda e quase morri,não sei se foi o´remédio estou em tratamento psquiatra desde então,me sinto melhor,resolvi pesquisar o remédio pois achava que realmente ele me tiravas as dores. de hoje em diante não vou tomar nenhum remedio sem muita pesquisa antes,seja lá que médico???? receitar.

    ResponderExcluir
  57. Estou tomando vertix e só percebo que engordo a cada dia, mais os sintomas da labirintite passaram, devo parar de tomar....

    ResponderExcluir
  58. Leonir de Lurdes Batista4 de fevereiro de 2013 22:05

    Sofro de enxaqueca há 13 anos. Já fiz e faço tratamento que não resolvem nada. Há uns dois anos, um médico me receitou flunarizina e foi o que me deixou dois meses sem enxaquca,mas depois a neuro trocou a medicação. Tomo depakene e amitriptilina e não adiantou nada. Voltei a tomar flunarizia desde a semana passad,minha última enxaqueca de quatrod dias na cama, só vomitando. Se não tiver mais enxaqueca, vale a pena. Depois eu comento o resultado.

    ResponderExcluir
  59. engraçado que minha familia tem quadro de labirintite e todos ficam curados com a cinarizina,todos temos sinusite e otites as veses depois dessas crises surgem quadro de labirintite e usamos não por muito tempo e logo desaparecem os sintomas,pessoas mais antigas da minha familia nunca teve mal de parkinson,tenho crise labirintitica e só fico boa com strugeron,uma dosagem pequena por pouco tempo e fico boa por bom tempo

    ResponderExcluir
  60. Eu tomo cinarizina, me sinto muito bem .Afinal esse remédio deve ter algum efeito positivo . Como todo remédio deve ter seu efeito colateral.

    ResponderExcluir
  61. Será que esse medicamento, pode ocorrer inchaço nas pernas, nunca tive pernas e pés inchados depois de 2 meses fazendo uso do medicamento ,venho apresentando este incomodo.

    ResponderExcluir
  62. eu estou fazendo uma pesquisa a respeito desse medicamento que o medico me passou,pois eu sinto tonteira e ele me presqueveu esse medicamento,estou pensando se vou tomalo ou não.

    ResponderExcluir
  63. será que alguém responde nesse blog?

    ResponderExcluir
  64. Estou com o mesmo problema do anônimo de 1 de março de 2013 00:52. Comecei a tomar Vertix e minhas pernas e pés estão muito inchados. Será que é o medicamento?

    ResponderExcluir
  65. Ola estou tomando vertix..e estou me sentindo meia depressiva e com tremedeira nos musculos eu tenho 28anos se eu suspeder o remedio isso para?obrigada e me responda porfavor

    ResponderExcluir
  66. Tomei esse medicamento ontem a noite com o objetivo de tratar da labiritite e me dei mal... Estou com o corpo pesado, sonolenta e mal consigo abrir a boca. Que tristeza!!

    ResponderExcluir
  67. bom o que não dá certo para alguns pode dá certo para mim afinal os organismos funcionais não são iguais,sentindo muita tontura cheguei até o me´dico que me receitou flunarizina já tem tres dias estou melhor,não pretendo continuar tomando por período prolongado,se não desaparecer o sintomas páro,se desaparecer paro também.tomar algo com medo é melhor nem tomar.

    ResponderExcluir
  68. faço tratamento com vertix ha uns 2 meses e obtive uma melhora bem significativa, só tenho notado que ando com muito sono.

    ResponderExcluir
  69. Primeiro dia que tomo vertix e a sensação é de sonolência, tremedeira nos músculos, mas estou sem vertigem. Ma vez tomei sturgeon e tb senti isso, mas me curou da labrintite. Tb tenho atm, rinite e sinusite, e sou muito ansiosa, por isso nem posso dizer se o remédio causa ansiedade. Sei que ele dá um pouco de azia, mas de qualquer forma vários tb dão. Tenho 29 anos. Vamos ver como me adapto. Na família ninguém tem Parkinson ou labrintite. Boa sorte a todos nós.

    ResponderExcluir
  70. Pessoal, a dias atrás estava sentindo tonturas e vertigens, principalmente ao levantar pela manhã ou quando acordava a noite. Como tenho hitórico de labirintite na família, fui ao Otorrino e o mesmo me passou exames clínicos e otoneurológicos. Fui diagnosticada com sinas de disfunção vestibular (labirintopatia). O médico prescreveu Cinarizina de 25 3x ao dia de 3 a 5 dias apenas durante as crises. Posso desenvolver Depressão ou Parkinson mesmo tomando em curtos intervalos de tempo e esporadicamente?

    ResponderExcluir
  71. Para ajudar a todos que buscam informações sobre esse medicamento, vou dar o meu depoimento: tomei Vertix por 1 ano para tratamento de enxaqueca e tive depressão muito braba. Parei totalmente o medicamento e melhorei demais! Vertix nunca mais.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite, pessoal! Hoje conheci este blog porque não suporto mais ver o meu pai sofrer com terríveis crises de tontura. Ele já foi diagnosticado do mal de Parkinson e estou muito preocupado em poder ajuda-lo.... Os neurologistas que cuidam dele somente dizem que esta tontura faz parte do Parkinson... Alguem aí, pelo amor de DEUS, poderia ensinar algum remédio natural para aliviar o sofrimento do meu velho? Meu e-mail: nelsonolicamp@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Sofro de labirintite, diagnosticada por otorrino e por neurologista e não tomo nenhum remédio de uso contínuo!
    Porque vcs tomam e fazem uso por meses e até anos?
    Eu só faço uso quando tenho crises e muitas delas as vezes demoram anos para voltar a ultima que tive foi a 6 anos e semana passada tive outra que cedeu facilmente com apenas um comprimido de flunarizina de 10 mg a noite e um dramin b6 de seis em 6 horas.
    Assim que passa a crise suspendo o medicamento.
    e ISSO FOI ME RECEITADO A ANOS!
    Que médicos são esses que estão receitando uso prolongado desses medicamentos ?
    Eles são para casos especificos e o uso é restrito aos dias de crise.
    É lógico que existem casos crônicos que as pessoas precisam de tratamento constante, mas nesses casos deve ser administrado drogas que não tenham efeitos colaterais tão graves em uso prolongado.
    Todo medicamento é bom, fazendo o uso correto!
    Converse bem com seu médico, com calma e vocês dois juntos chegarão a consenso sobre o que é melhor para você.
    Mesmo usando a flunarizina em crises eu jamais usaria constantemente pois de fato como relatado os efeitos colaterais são verdadeiros e comprovados cientificamente.
    Cabe a cada um escolher bons profissionais e investigar a fundo aquilo que lhe está sendo receitado e COMO está sendo receitado.
    Aos portadores de labirintite como eu, ainda recomendo que entre as crises tenha uma alimentação equilibrada, evitando muito açúcar, café refrigerantes, chocolates , comida gordurosa, além de evitar ao máximo o stress (como se isso fosse possível mas...) e mantenha uma atividade física constante como caminhada , pilates, academia, natação, na verdade a que te der prazer!
    Isso não evitará que você não tenha crises , um dia ela vai voltar, você tomará seu medicamento e voltará sua vida normal, mas vai observar que tomando esses cuidados as crises vão ficando cada vez mais longe uma da outra.
    Eu já pensava estar curada, infelizmente 6 anos depois ela voltou, mas com 4 dias estava controlada e os medicamentos guardados.
    Só estou deixando esse recado aqui, porque vi falta de informação, diagnosticos errados e médicos prescrevendo remédios de qualquer maneira (volto a repetir NENHUM MÉDICO NUNCA ME MANDOU FAZER USO CONTÍNUO DESSES MEDICAMENTOS, SOMENTE NOS CASOS DE CRISES.
    Deixo aqui também uma recomendação que sigo que acredito que pode estar me ajudando a manter essas crises cada vez mais distantes , OS ANTIGOS SÃO SÁBIOS:
    Apreendi e faço com prazer, todas as noites inverno ou verão tomo um chazinho calmante antes de dormir (desde que não tenha cafeina nem quinino , pesquise), no inverno tomo quentinho, no verão temperatura ambiente, tome os que você mais gostar, mas varie para que tome substancias diferentes e faça com eles uma rotatividade, na minha vida virou um hábito e um prazer.
    No mais, desejo paz a todos, precisamos dela, serenidade nas crises, sabemos que elas vão passar, sabedoria ao procurar profissionais, bom senso ao usar remédios e procurem se conhecer melhor pois isso vai ajudar no tratamento das várias enfermidades que nos acometem nessa nossa vida de mortais.

    Fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  74. Obrigada, Anônima (ultimo comentário)

    O médico me receitou Vertix, estava preocupada de tomar. Apesar que minha mãe usou e faz muito tempo que não tem crise. O médico que passei foi clinico geral e me encaminhou para o otorrinolaringologista, vou tomar 4 dias, Espero que passe.

    ResponderExcluir
  75. TIVE LABIRINTITE, tomei labigeron , estava me dando bem, não tive depressão, os anos se passaram tbm não desenvolvi parkison,POREM A CURA total foi minha FÉ, alguém me OROU e saiu foi um caroço de meu ouvido.Isso faz 15 anos e não sinto mais tonteiras nem sumbidos, cada um é cada um, mas todos merecemos ficarmos BONS, seja com REMEDIO ou pela fé. Se DEUS me CUROU quem sabe você tbm se CURE CREIA. LUZIE NITEROI RJ

    ResponderExcluir
  76. perguntem ao médico sobre BETINA

    ResponderExcluir